As universidades corporativas na evolução do mercado em 2023

O pape das universidades corporativas na evolução do mercado em 2023 são muito evidentes. Não vivemos mais a mesma situação que vivíamos antes da pandemia. O pós pandemia vem exigindo como demanda dos públicos, que as organizações incorporem a humanização em seus processos.

Pode parecer contraditório, mas as tais universidades corporativas já existem desde os anos 20.  A primeira universidade corporativa surgiu no setor automobilístico nos Estados Unidos em 1927, com o intuito de aperfeiçoar e tornar mais eficiente as linhas de produção. É claro que naquela época, não existia esse nome, mas nesse um século de evolução, muita coisa mudou. Principalmente com os computadores e era da internet, que fez com que essa iniciativa se tornasse mais ampla.

Podemos afirmar que  o consenso comum no que diz respeito ao propósito das universidades corporativas: capacitar os colaboradores e parceiros para uma mão de obra qualificada e atualizada, se transformando em resultados cada vez mais lucrativos para as empresas. Um erro clássico que ainda muitas pessoas cometem, é pensar que as universidades corporativas são apenas cursos e treinamentos genéricos, mas não são. Os avanços tecnológicos não são mais ações que um treinamento de poucas horas, vai tornar o profissional expert em determinada função. É muito mais complexo que isso, as empresas estão cada vez mais competitivas no mercado, mas para chegar nesse alto nível e competitividade, elas dependem de profissionais cada vez mais qualificados.

Existem funções e demandas dentro das empresas que não é qualquer profissional que consegue resolver. Por exemplo, área de produtos, processos otimizados, estratégias de marketing e para isso necessita-se urgentemente de um repertório cada vez mais amplo.

Os profissionais precisam desenvolver a capacidade de pensar, gerir, decidir e executar para poder ocupar cargos de gestão. Dar conta de usar suas habilidades aprendidas através de processos internos de aprendizagem, vai trazer benefícios para as corporações. 

Já citamos a pandemia no início do artigo, mas ela foi um importante impulsionador de negócios, e as universidades corporativas foram um desses negócios impulsionados. Hoje, os colaboradores podem acessar cursos em casa, ou na própria empresa, mas para além disso, busca-se cada vez mais se trabalhar a humanização.

A plataforma LMS da Hubchannel, com previsão de lançamento nesta ano de 2023, vai oferecer trilhas de aprendizagem para variados setores do mundo corporativo, em diversos formatos (do presencial ao nano learning) e em diversas áreas com apoio de inteligência artificial, sugerindo metas de aprendizagem conforme o perfil de cursos escolhidos.

A educação corporativa, ou e-learning, será a regra e todo profissional passará a conviver. Os colaboradores precisam estar sempre antenados e aprender novos conteúdos e desenvolverem novas competências, cada vez mais necessárias neste mundo dinâmico em que vivemos. Priorizar a preparação e o cuidado humanizado de quem a faz ter bons resultados é uma grande iniciativa por parte das empresas.

host