Estamos vendo nos últimos dias um burburinho enorme sobre a inteligência artificial, mais precisamente a criação de textos através da IA. O CharGPT é o responsável por essa movimentação na mídia. Isso nos faz pensar no futuro da publicação: Inteligência artificial e a transformação digital que essa inteligência pode proporcionar para o mercado.
A luta por atenção, competição e a inteligência artificial
Podemos dizer sem medo de errar, que um dos maiores desafios nesse nicho, é a competição nas publicações digitais, tanto por atenção dos leitores quanto por receitas em anúncios digitais. Além disso, a grande dúvida em relação ao chatGPT: o que ele vai representar para os editores e para o mercado numa forma geral.
Quando falamos em “competição”, estamos falando do ambiente digital, e como sempre foi complexo se fazer presente digitalmente. Isso acontece porque as barreiras de entrada são muito menores do que a mídia impressa ou de transmissão, o que levou a uma intensa concorrência. Isso se chama disputa por atenção, ou seja, é a ideia de um conteúdo mais amplo, que não é escasso, e é de fácil acesso a uma infinidade de conteúdos, atualizações de notícias, jornalismo de formato longo, videogames, boletins informativos, publicações em mídias sociais, bem como livros digitais ou impressos. O recurso escasso agora é o tempo e a atenção das pessoas.
Outra questão é que, embora fosse fácil publicar na internet, os modelos de negócios não eram tão claros em relação ao aumento das assinaturas digitais e o que viria a ser desenvolvido. Isso significa que os custos eram baixos, porém os retornos também eram menores. Para as empresas de mídia impressa, a impressão ainda era a maior fonte de receita, e os lucros para as empresas digitais eram menores. Por esse motivo, era difícil justificar o investimento para o digital. Ao mesmo tempo, o comportamento do público mudava constantemente para o digital, e acelerou ainda mais com o uso dos smartphones. Isso causou um alvoroço enorme para os veículos de publicação impressa, pois a publicidade mudou agressivamente para o digital.
Posto este cenário de hipercompetitividade, e o lançamento do chatGPT, vale a reflexão sobre a aplicação dessa inteligência artificial. Os veículos de imprensa também estão usando IA para personalização, o que pode melhorar a experiência do usuário e aumentar a relevância; e para paywalls dinâmicos, que podem aumentar a receita.
A mídia e a diversificação de receitas
Quando a presença digital se tornou inevitável para os veículos, eles logo perceberam o enorme potencial dessa transformação, e o papel que o comércio eletrônico desempenharia no aumento das receitas. As mudanças foram acontecendo rapidamente, e os veículos começaram a diversificar seus negócios digitais. Basicamente eles começaram com assinaturas digitais, e diversificaram para outros produtos, como podcasts, newsletters, serviços de marketing, seja de afiliados ou extensões de marca.
Como desenvolver um produto digital
- Determine um objetivo.
- Saiba como medir esse objetivo com o desenvolvimento de KPIs – tanto editorial quanto comerciais.
- Faça uma pesquisa de público para entender por que seu público está agindo de uma determinada maneira. Este passo é realmente importante. Use essa pesquisa para informar seu produto.
- Faça testes com usuários antes do lançamento.
- Medir e avaliar.
Esse tipo de estrutura básica, ajuda a gerenciar seus produtos e também a alinhar seus objetivos junto a sua equipe editorial, técnica e comercial, além de te ajudar a compreender mais sobre o seu público.
Qual seria o maior desafio para os editores no futuro?
O maior desafio da transformação digital é a constante mudança, porque a tecnologia e os hábitos de consumo do público mudam, geralmente ano após ano. Na Hubchannel, possuímos a plataforma Neo, de publicações digitais que está em constante evolução, proporcionando aos usuários uma experiência única no que diz respeito ao consumo de conteúdo digital.